terça-feira, 16 de setembro de 2014


RBD


RBD foi um grupo musical mexicano surgido em 2004, na novela adolescente Rebelde. O grupo era composto por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann. Tido como o maior fenômeno do pop mexicano no mundo e um dos maiores da música latina, o RBD visitou 23 países, 116 cidades, vendeu cerca de 57 milhões de discos e Dvds, 4 milhões de ingressos e 17 milhões em vendas digitais com diversos discos de diamante, ouro e platina, o grupo realizou turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. Chegaram a receber duas indicações ao Grammy Latino e ganharam diversos prêmios, como Billboard Latin Music Awards, Premios Juventud, Prêmio TVyNovelas, Prêmios Oye!, Orgullosamente Latino, Prêmios Lo Nuestro e muitos outros.

Tendo como língua base o espanhol, o grupo obteve um grande sucesso na América Latina, no leste da Europa e Estados Unidos. Em 15 de agosto de 2008, comunicaram a todos oficialmente o fim do grupo e logo em seguida deram início a uma turnê de despedida, que foi concluída em dezembro em Madri, capital da Espanha.

História

Surgido em 2004, dentro da telenovela mexicana Rebelde, produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 04 de outubro de 2004 à 02 de junho de 2006, o grupo seguiu com a carreira musical após o final da trama. Na novela, a banda era inicialmente um quarteto, assim como na versão argentina da trama, formado pelas personagens Celina Ferreira (Estefania Villareal), Roberta Pardo (Dulce María), Miguel Arango (Alfonso Herrera) e Diego Bustamante (Christopher Uckermann). Com o desenvolvimento da novela, a personagem Mía Colucci (Anahí), e Lupita Fernandez(Maite Perroni), passaram a integrar o grupo, ocasionando a saída da personagem Celina, ainda na primeira temporada.

A maior parte dos temas musicas da novela era cantada pelo próprio grupo, dentre os quais, destacam-se: "Rebelde", "Solo Quédate En Silencio", "Sálvame" , "Nuestro Amor", que, ao longo de três temporadas e 440 capítulos, foram usados como tema de abertura da trama. Além destas, outras canções do grupo integraram a trilha sonora da novela, como, por exemplo, "Un Poco de Tu Amor", "Tras De Mí" e "Este Corazón". Com a repercussão obtida pela novela no México, o SBT comprou os direitos autorais desta para que fosse exibida no Brasil. A novela estreou no Brasil em 15 de agosto de 2005 e foi exibida até 29 de dezembro de 2006.
O grupo é considerado o mais bem-sucedido da história da música pop mexicana, por ter conquistado reconhecimento fora da América Latina, tendo se apresentado até mesmo em países da Europa. Prova disso são os recordes de público em concertos nos Estados Unidos, Brasil, Eslovênia, Romênia, Espanha, Chile, Equador, entre outros. Fora isso, a marca RBD tem produtos como bonecas, produtos para higiene e alimentos, além de uma revista editada no México, Romênia, Espanha e Brasil.

Fãs comemoram o "Dia Mundial do "RBD"; entenda


Foto: Divulgação
Depois de oito anos do surgimento do grupo RBD e de quatro do seu fim, os fãs do sexteto mexicano criaram o "Dia Mundial do RBD", que é comemorado neste dia 04 de outubro em todo o mundo.
A data foi escolhida porque no dia 04 de outubro de 2004 a novela "Rebelde" entrava no ar pela rede Televisa, no México.
O grupo formado por Anahí, Christian Chávez, Maite Perroni, Poncho Herrera, Dulce María e Christopher Von Uckermann vendeu mais de 50 milhões de discos e até hoje é a banda mais premiada em todo o mundo na história da música.
O NaTelinha esteve presente em diversos momentos do RBD, como no lançamento de clipes, turnês pelo Brasil, entrevistas e muito mais. 
Para comemorar o "Dia Mundial do RBD", neste fim de semana você confere um especial completo da TVNT sobre o fenômeno mexicano, que até hoje está no coração dos milhares de fãs espalhados pelo mundo. Fique ligado!