segunda-feira, 20 de outubro de 2014


Ideias Recicladas: 10 inspirações de Artistas que parecem imitações
Britney VS Beyoncé
Nada se cria, tudo se copia! Isso é verdade! Até mesmo esse post sobre plágio, também é um plágio, já que ele é a versão em português do post do Idolator. Confira a seguir 10 casos de inspirações que ficaram parecendo imitações e/ou plágios na música pop.
Para os artistas pop isso é um problema, o público é bem observador, e com o avanço da internet, a comunicação de algo parecido, aliado aos comentários maldosos, realmente as inspirações ficam parecendo plágio mesmo.
Mas é isso que queremos mostrar neste post, vamos enumerar as inspirações que são um tributo ou homenagens às suas versões originais.
Solve Sundsboo VS Rihanna
Rihanna Plágio
O fotógrafo da Noruega acusou Rihanna de copiar o conceito de seu ensaio de 2008 no vídeo do single “You Da One” do álbum “Talk That Talk”. Ele estava certo! Mas ele era uma referência!
Mariah Carey VS Leona Lewis
Leona Lewis copia Mariah Carey
Esse ensaio da cantora britânica, Leona Lewis, não é muito conhecido, mas com certeza foi totalmente inspirado na Mariah Carey, mais especificamente, no álbum Butterfly da cantora americana.
 David Bowie VS Lady GaGa
Lady GaGa se inspira em David Bowie
A Mother Monster é uma grande fã do cantor, não seria surpresa se ela recriasse o visual de pierrot de Bowie, do álbum Scary Monsters, no caso, para a capa do primeiro single de ARTPOP, Applause.
 Kylie Minogue VS P!nk
Pink plágio
A roqueira-pop deveria estar escutando muito o décimo álbum de Kylie Minogue, chamado X, quando resolveu fazer o conceito da capa do single Try.
Anne Teresa De Keersmaeker VS Beyonce.
Beyoncé Plágio
Beyoncé tomou emprestado a coreografia e o figurino do filme pesado da Bélgica, para o gostosinho vídeo  de “Countdown” . E parece que foi pega pela coreógrafa, que exigiu seus direitos. O jeito foi fazer uma nova versão para lançar em DVD.
Livvi Franc VS Kelly Rowland
Kelly Rowland VS Vicci
A diva Rowland recriou algumas cenas do vídeo “Now I’m That Bitch” da cantora britânica Livvi, no vídeo de ”Lay It On Me” do álbum “I Am Here” de 2011. A culpa é da diretora preguiçosa! A mesma dos dois vídeos.
 Keri Hilson VS Madonna
Madonna Plágio
Essa é uma das vezes que os fãs vão longe demais. Madonna foi acusada de roubar o conceito do vídeo Energy de Keri e aplicar no vídeo de Revolver. Mas isso não é uma certeza muito grande! Já que a única semelhança é o tema: Box!
David LaChapelle  VS Rihanna
Rihanna VS LaChapelle
Essa inspiração deu o que falar. O renomado fotógrafo LaCahpelle processou Rihanna por cópias seus direitos autorais, quando a cantora usou quase todos os elementos de seu ensaio no vídeo de S&M do álbum “LOUD” de 2010. Mas não foi só essa cena da foto e sim o vídeo todo!
 Prima J VS Britney Spears
Britney PLágio
Sabe a cena onde Britney está numa plataforma branca sob uma piscina, no vídeo de “Work Bitch”? As mexicanas do duo Prima J fizeram a mesmíssima coisa no clipe de “Corazón”. A única diferente é a presença dos tubarões na piscina da Britney. O diretor havia falado sobre isso e deu mesmo a entender que foi uma inspiração. Mas ele ainda adicionou dizendo que ainda havia o take à noite, então não seria uma cópia fiel! Sim! Continua sendo muito parecido!
Britney Spears VS Beyoncé 
Britney 2003 VS Beyoncé 2006
Para finalizar trago dois vídeos, com as performances de Britney no AMA de 2003, cantando seu hit Me Against The Music, e a performance inspirada ou copiada de Beyoncé, com Ring The Alarm no palco do VMA de 2006. Tudo na performance da Bey lembra a da Brit, desde a entrada a roupa e até a direção no palco. Veja os vídeos e compare:
ME AGAINST THE MUSIC (LIVE AT AMERICAN MUSIC AWARDS 2003) | BRITNEY SPEARS
RING THE ALARM (LIVE AT VMA 2006) | BEYONCÉ

Você também se perguntou porque Beyoncé utilizou todos os elementos na performance? Pois é! Eu também! Sempre quis saber o porquê? Na época, em 2006, Beyoncé acabava de lançar seu segundo álbum, B’day. E Britney estava sofrendo seu colapso, naquele momento de pré-Blackout.
Será que Beyoncé quis homenagear a colega de trabalho? Ou chupar um pouco da atenção que Britney estava criando? Nunca saberemos! Mas essa será uma pergunta que farei à Beyoncé quando a encontrar! rs