sábado, 25 de outubro de 2014


Selfie: liberdade de expressão ou Mal do século?
São mais de 180 milhões de resultados para a hashtag #selfie no Instagram.
No próximo domingo, 26, rola o segundo turno das Eleições em 13 estados e no Distrito Federal. Você deve se lembrar de que, durante a primeira etapa do processo eleitoral, algumas pessoas, contaminadas pelo vírus "Selfie", fizeram autorretratos em plena urna e, para piorar, postaram as imagens nas redes sociais. Com direito à hashtag e tudo! Para quem encara a atitude como algo divertido ou como forma de protesto, fica a dica: as #selfiesdovoto podem render prisão de até dois anos e multas de R$ 16 mil. Será que vale a pena?
A questão é que essa não é a pergunta correta a fazer. "'Por que eu estou postando essa foto? Ela significa alguma coisa para mim ou estou apenas postando-a de forma manual e impensada?' Esses são alguns questionamentos que todos deveriam levantar antes de publicar e/ou tirar uma selfie", afirma o Dr. Elídio Almeida, psicólogo e especialista em análise comportamental. A tecnologia nos transformou em reféns da necessidade que sentimos de alimentar diariamente, com pelo menos uma foto, as redes sociais. O fato de muitos jovens ficarem famosos através do Instagram também reforça esse comportamento. Mas até que ponto essa exposição é saudável?
"A necessidade de se expor nas redes acaba desviando nosso foco. Antigamente, as pessoas registravam os momentos da vida na memória. Hoje, parece que não existe lembrança se uma foto não é postada nas redes, para todo mundo ver", analisa Elídio, que ainda completa: "as pessoas estão perdendo a credibilidade da fala". A exposição nas redes é, muitas vezes, a principal causa do vazio interior que muitos adolescentes se queixam de sentir. Será que a selfie perfeita é aquela que mostra a realidade da forma mais natural possível ou a que mascara os fatos para torná-los mais divertidos, lúdicos e empolgantes?
A sociedade é muito severa e é preciso pensar duas vezes antes de floodar a timelinecom selfies ou belfies (foto do bumbum, uma nova mania entre as celebridades). "A belfie entra na mesma linha de julgamento das fotos íntimas. Muitas garotas acabam aderindo à moda apenas para ganhar notoriedade e comentários exaltando a sua sensualidade, mas não pensam no prejuízo que tais imagens pode trazer", afirma o psicólogo. Então, como saber se você está ultrapassando ou não o limite da selfie segura?
De acordo com o Dr. Elídio Almeida, há algumas perguntinhas básicas que você pode fazer a si mesma antes de apertar o botão "Compartilhar" do aplicativo Instagram:

Pergunta 1:. "por que estou postando essa foto?"
Uma coisa é tirar uma selfie porque você está se sentindo bonita ou, simplesmente, porque está com vontade. Outra, completamente diferente, é publicar todas essas selfies. Você está postando a foto por que quer pertencer a um grupo ou por que ela realmente diz alguma coisa?
Pergunta 2: "o que você acha das selfies que aquela amiga posta diariamente?"
Ou aquela inimiga, famosa do Instagram, prima, parente, vizinha. Você já se incomodou com o fato de uma pessoa postar fotos a todo o momento, quase como um ritual? Se sim, essa reflexão faz ainda mais sentido. Será que você não está repetindo o mesmo comportamento que, um dia, já julgou?
Pergunta 3: "quais podem ser as consequências dessa imagem?"
O bullying é um problema muito sério e muito recorrente na adolescência. Muitas vezes, ele começa de uma maneira incocente, como, por exemplo, com uma publicação inofensiva na internet.
Pergunta 4: "qual é o meu objetivo com ela?"
É ganhar likes? É expressar um ponto de vista? É ser linda e ponto final? Um propósito é sempre um propósito. Mas tenha a certeza de ter um, qualquer que seja ele, antes de compartilhar a imagem.
Pergunta 5: "como as pessoas vão me enxergar?"
Parece uma pergunta boba, afinal, muitos julgamentos são gratuitos, principalmente no mundo da internet, e você não deve levar todos em conta. Entretanto, as fotos que você posta nas redes sociais, quer você queira, quer não, carregam com elas uma carga intensa de significados. É aquela coisa de "express yourself" através das selfies. O que você está expressando é o que você quer expressar? Você está tentando manipular a realidade? O que você quer disse com elas?