sábado, 15 de novembro de 2014


Ala masculina: Conheça os esforços de Zac Efron, 
Henry Cavill e Mark Wahlberg para manter o corpão
Quando a gente fala em dieta e malhação na maioria das vezes abordamos as mulheres e seus respectivos esforços para alcançar o corpo que elas tanto desejam. Mas será que, para os homens, as regras se aplicam? É preciso ingerir mais ou menos calorias para alcançar o corpo ideal masculino?
Henry Cavill em cena do filme O Homem de Aço (Foto: Reprodução)
Com base nesses questionamentos, contamos um pouco da dieta e dos exercícios físicos de três atores cobiçados de Hollywood: Henry CavillMark Wahlberg e Zac Efron, bem como os antes e depois de suas rotinas quando precisam ganhar massa muscular ou apenas dar aquela secada.

E ao contrário do que muita gente imagina, nem sempre tais corpos são alcançados roubando (leia-se: anabolizantes). Muitas vezes, a rotina desses caras é tão pesada, que seria até perigoso segui-las. No pulo, saiba mais sobre esses treinos (e dietas) insanas.
HENRY CAVILL
O ator britânico de 31 anos já vinha malhando mais pesado desde 2010, quando interpretou Teseu no filme Imortais, lançado em 2011. Apesar de já mostrar o corpo sequinho nas telonas, foi em 2012 que ele começou a exagerada rotina de malhação para chegar ao corpo do Homem de Aço. Na época, o diretor Zack Snyder exigiu que toda a "desenvoltura" do herói deveria ser genuina e não disfarçada com peças de borracha - como aconteceu em Superman - O Retorno, de 2006, com Brandon Routh no papel principal.
Henry Cavill em treinamento na Gym Jones (Foto: Reprodução)
Cavill então recebeu um dos treinos mais pesados da academia Gym Jones, dos atletas americanos Lisa e Mark Twight - este último elaborou pessoalmente a rotina de exercícios.

A academia vem se especializando em reforma corporal rápida. Foi ela, por exemplo, que esculpiu os corpos de Gerard Butler e toda a linha de figurantes volumosos do filme 300 que, não por acaso, também era dirigido e produzido por Zack Snyder, um notório admirador do culto ao corpo.
Henry em cena de Os Imortais, quando ainda tinha o corpo mais definido do que musculoso (Foto: Reprodução)
O treino consistia em, basicamente, alguns ciclos: o primeiro deles focado em aumento do volume muscular, que periodicamente era intercalado por um treino forte de aeróbicos. E é claro que, dentro deste conceito, muito do Crossfit (os famosos treinos funcionais que estão virando moda nas academias) foi incorporado.
Para chegar a esse corpão impressionante, Cavill seguia à risca as ordens. Ele fazia apenas três ou quatro exercícios diários pegando muito peso e executando o máximo de repetições que podia até cansar em apenas uma série de cada.
Isso valia para agachamentos, supinos, flexões e abdominais, entre outros. Por conta disso, todo o ganho de massa muscular acabava refletindo também em um forte exercício aeróbico. Na segunda etapa, muito treino funcional: desde empurrar pneus de tratores até puxar veículos com a força dos braços por um galpão. E muitos pulos no trampolim, cordas, flexões e abdominais até à exaustão.
Cavill e o corpo adquirido nos seis meses de treinamento na Gym Jones - treino foi retomado recentemente para as filmagens de Batman vs. Superman (Foto: Reprodução)
DIETA
Pelos seis meses que trabalhou seu corpo na Gym Jones, Cavill ingeria entre 3500 a 5000 calorias, dependendo do foco de seus exercícios: a ingestão calórica era maior quando ele estava focado em ganhar massa muscular e menor quando o objetivo era secar.
Curiosidades da dieta de Henry Cavill (Foto: Arte QUEM)


MARK WAHLBERG
Para o personal trainer do ator americano, Brian Nguyen, Mark Wahlberg é quase um atleta profissional: "Já foram tantos papéis que pediam corpos diferentes (mais ou menos musculoso) e ele sempre atendeu às exigências dos produtores. Sobretudo porque ele é apaixonado por isso."
Mark Wahlberg: muitas mudanças de corpo ao longo da carreira. Na foto, ator foi clicado pouco durante um período de ganho de massa e, logo depois, durante o período de "secagem" (Foto: Reprodução)
É perceptível também que Wahlberg cultiva um corpo menos definido e mais concentrado no volume muscular. Neste caso, defende Nguyen, a forma é coadjuvante e o que mais "atrai" em seu corpo é a força - e a qualidade dela.
Ao contrário de Zac Efron e Cavill, que incorporam alguns ensinamentos do Crossfit ao treino, Wahlberg é o típico "rato de academia". Sua malhação consiste em muitas séries concentradas para cada grupo muscular: braço, peito, costas, pernas, glúteos e a barriga recebem atenção especial, COM exercícios de poucas repetições (sempre de 8 a 12) e séries de três a quatro, além dos supersets, normalmente treinos combinados para chegar à exaustão muscular.
Mark Wahlberg (Foto: Reprodução)
Segundo o site PopWorkouts, que afirma ter acessado, com exclusividade, a dieta e o treino de Wahlberg, os exercícios são divididos da seguinte forma:
Segunda-feira: peitos, braços e costas, divididos em um treino pela manhã, onde ele se concentra nos peitos, nos ombros e nos tríceps e um à noite, em que ele faz abdominais, cardio e alongamento.
Terça-feira: Pernas, costas e bíceps. O foco é treinar costas e pernas pela manhã com 12 exercícios de quatro séries cada e fazer bíceps, alongamento e cardio pela noite.
Quarta-feira: dia do descanso.
Quinta-feira: trabalho do corpo todo dividido em 2 circuitos de 2 a 3 séries com seis a oito repetições cada. Entre cada exercício, ele descansa 60 segundos, segundo o treinador.
Sexta-feira: Repetir a segunda e a terça-feira, respectivamente.
Além de se dedicar a esse treino básico, algumas coisas mudam conforme o objetivo. Por exemplo, quando fez O Lutador, Wahlberg incluia ao treino uma corrida matutina de 13 quilômetros, fazia rounds de boxe, além de levantamento de peso e pulos tanto no trampolim quanto na corda.
Mark em O Lutador: corpo mais magro do que estamos acostumados a ver foi conquistado com muita aeróbica intercalada com musculação (Foto: Reprodução)
DIETA
O ator evita falar sobre o que compõe sua dieta, mas já revelou em algumas oportunidades como ela funciona. Segundo ele, são três grandes refeições diárias, além de três lanchinhos saudáveis ao longo do dia. Aos domingos, ele come o que quiser, como bife, ovos, chocolate e até biscoitos.
Mark Wahlberg (Foto: Reprodução)

ZAC EFRON
Ao contrário de Cavill e Wahlberg, Zac Efron tem o corpo bem mais esguio do que os coleguinhas de trabalho. Isso porque ele é adepto da definição muscular sem exagero da massa magra. Resultado: seu corpo é muito mais parecido com o de um atleta do que o de um fisiculturista.
Zac Efron antes de iniciar o treino funcional que o deixou com um corpão (Foto: Reprodução)
Tudo isso tem sentido, afinal, há pelo menos três anos o ator se dedica a treinos funcionais, replicados daqueles ensinados ao exército americano. Ele começou a se dedicar um pouco mais aos exercícios quando estrelou Um Homem de Sorte ao lado de Taylor Schilling. A partir daí, incorporou a rotina ir à academia de segunda a sábado.
Os treinos funcionais de Efron altercalam três séries de corpo todo com um circuito de aeróbico: normalmente 2 minutos pulando corda com mais 6 minutos correndo e outros 2 pulando corda. Ele volta depois a fazer mais exercícios de carga: pernas, peito, costas, bíceps, tríceps e abdomens entram nessa conta.
  •  
Zac Efron em premiação recente: mostrando os músculos definidos adquiridos com dieta e mistura de exercícios aeróbicos com musculação (Foto: Reprodução)
DIETA

Em entrevista à Men´s Health, Efron disse que chega a comer oito ovos crus pela manhã, já que normalmente tem preguiça de fazer o seu tradicional omelete do café.
E como ele é um hard-gainer (termo usado para definir aqueles que são muito magros e têm dificuldades para ganhar músculos), Efron só malha de barriga cheia (algo em torno de meia hora depois de comer).
Outro ponto básico é que ele divide suas refeições de seis a oito vezes por dia. Para ele, o grande segredo é evitar por completo comida junkie (pizzas, hamburgueres, refrigerantes, etc, estão expressamente proibidos em qualquer dia da semana), comida muito industrializada e tomar os suplementos mais puros (Whey protein só sem sabores artificiais e com uma lista de ingredientes menor do que cinco).
Zac Efron (Foto: Reprodução)