quarta-feira, 19 de novembro de 2014


Nutricionista faz alerta para 
Perigos do ‘efeito sanfona’ ao corpo
Matthew McConaughey passou por forte transformação ao emagrecer 20 quilos (Foto: Grosby Group)
Muitos famosos passam pelo “efeito sanfona”, como costuma ser chamado popularmente o processo de engorda/emagrece, em nome dos personagens. O ator Matthew McConaughey, por exemplo, impressionou ao aparecer 20 quilos mais magro para viver um portador de HIV no filme Clube de Compras Dallas.
Segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, responsável por acompanhar as dietas de personalidades como Fernanda Souza e Fátima Bernardes, o caminho para perda ou ganho de peso precisa do acompanhamento de um especialista. “Somente um nutricionista pode garantir, por meio de dieta e suplementação personalizada, a melhor forma de emagrecer ou engordar.”
A nutricionista Patrícia Davidson fala sobre os perigos do 'efeito sanfona' (Foto: Divulgação)
O efeito sanfona é perigoso porque altera as características do organismo. “Ao engordar, as células de gordura aumentam tanto em quantidade quanto em volume. Essas células não são eliminadas caso a pessoa emagreça, elas apenas desincham. Isso faz com que o indivíduo desenvolva uma maior facilidade para engordar em sequência”, explica.
A nutricionista alerta ainda que “dietas da moda” não garantem uma redução saudável de medidas. “Essas dietas não focam na mudança de hábitos, somente em algo temporário”. Para emagrecer, o indicado é uma dieta com alto valor nutritivo que reduza as calorias. Já para engordar, não pense em adicionar ao cardápio salgadinhos industrializados, doces e fast-food. “É preciso consumir alimentos saudáveis que irão ajudar no aumento da massa muscular. Também pode ser necessária a inclusão de algum suplemento na rotina diária”, explica.
Quais os cuidados que devemos ter com o efeito sanfona?
PATRÍCIA DAVIDSON:
 Um dos principais cuidados com o efeito sanfona são os prejuízos que podemos ocasionar ao corpo, como: celulite, estrias, deficiências de minerais e vitaminas, alteração do colesterol e problemas no fígado.

A importância de um profissional é fundamental para acompanhar processos de engorda/emagrece?
P.D.: 
Sim, muito importante. Com acompanhamento de um nutricionista, vamos atingir o objetivo desejado, dando importância para a saúde juntamente. Vamos acompanhar o aporte de vitaminas e minerais, bem como acompanhar os perfis sanguíneos para que se emagreça ou engorde sem perder a saúde.

A prática de atividades físicas é indicada tanto para quem quer emagrecer como para quem quer engordar. Por quê?
P.D.:
 Com a prática de atividade física constante, evitamos prejuízos maiores ao corpo, que já está sofrendo uma transformação forçada, e após o período estipulado, o corpo voltará com mais facilidade ao peso natural da pessoa. Também é possível manter níveis de açúcar e gordura mais bem controlados, além da capacidade física da pessoa.

Teve algum caso de engorda/emagrece de famosos que tenha te impressionado?
P.D.:
 O ator Matthew McConaughey em Clube de Compras Dallas emagreceu 20 quilos para o filme. Também lembro do ator Christian Bale que, em 2004, emagreceu 28 quilos para viver um funcionário que sofre de insônia em O Operário e, depois de seis meses, foi escalado para ser o Batman no primeiro filme da trilogia de Christopher Nolan, Batman Begins, precisando engordar e malhar muito para ter o porte físico desejado. Outro que também me recordo é o ator e cantor Curtis James Jackson III, que emagreceu 30 quilos para viver um jogador de futebol americano diagnosticado com câncer em Things Fall Apart.