quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

COMO FAZER O FUX!CO PASSO A PASSO

Em homenagem ao primeiro natal do meu Blog FUX!CO vou ensinar vocês a fazer a flor de fuxico. Com o dinheiro cada vez mais curto, que tal reciclar materiais e criar peças de decoração e de moda a custo zero? O fuxico, técnica com mais de 150 anos, é uma ótima opção. Para fazê-lo, bastam retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade para decorar toalhas, almofadas, roupas, bolsas e o que mais a imaginação permitir. Quer saber como fazer o fuxico passo a passo? Apresentamos aqui três modelos simples de flor de fuxico para você fazer, veja:

FLOR DE FUXICO FECHADA PASSO A PASSO

Veja que belo resultado temos fazendo essa flor de fuxico. Vamos aos passos:
Primeiro corte um molde em papelão que seja o dobro do tamanho desejado para a flor. Exemplo, se você quer uma flor com 5cm de diâmetro, corte o círculo no papelão com 10cm de diâmetro.
Usando o molde, corte os círculos no tecido
Dobre uma pequena borda do círculo e vá alinhavando como mostrado na figura acima
Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas se unam no centro. Agora é só dar um nó para prender e o fuxico está pronto! Se você alinhavar os pontos bem próximos, o fuxico fica com o centro mais aberto como na foto acima. Já se você alinhavar pontos mais distantes, o fuxico fica mais fechado.

FLOR DE FUXICO PÉTALAS CHEIAS

Você precisará de 2 moldes redondos. Um medindo cerca de 10cm de diâmetro, para as pétalas da flor e outro medindo 7,5cm para o miolo.
Artesanato com fuxico 1
Recorte no tecido 5 peças do molde das pétalas e 2 peças do molde do miolo.
Faça o fuxico e antes de fechá-lo, encha-o de plumante de modo que fique bem cheinho. Feche com alguns pontos para que não solte ou afrouxe.
Fuxico
Após fechado, deverá ficar assim:
fuxico passo a passo

Una os cinco fuxicos, devidamente recheados e costurados com linha, use 2 fios para ficar bem firme.
Flor de fuxico
Finalize a costura puxando-os bem apertado, os fuxicos ficarão como a figura abaixo.
Fuxico 5
O fuxico do miolo você deve colar com cola pano. Um na frente e outro atrás da flor para dar o resultado final.
Fuxico flor

FLOR DE FUXICO PÉTALAS ARREDONDADAS





Você Sabe o Que é o Fuxico?
É uma técnica de artesanato super fácil e versátil que te permite criar lindas flores de tecido. Mas não é só isso, além das flores você pode criar outros objetos lindos, tais como borboletas,  bonecas, pássaros e muito mais.
A verdade é que o Fuxico é uma técnica bem antiga,mas que se modernizou nos últimos tempos, trazendonovos modelos de flores que você pode fazer.
E o melhor é que a técnica é super simples, qualquer pessoa consegue produzir lindas peças!

Com o Fuxico Você Pode Fazer Arranjos, Colchas, Colares, Caminhos de Mesa… (E Muito Mais!)

Só por aprender a fazer lindas flores, essa técnica já vale a pena. Mas o melhor é que você pode aplicar essas flores em vários outros artesanatos, além de produzir lindas peças.
Unindo uma flor à outra você pode fazer guirlandas, caminhos de mesa, bonecas, colchas, colares, bolsas, quadros…
… A lista não tem fim! Usando a criatividade você pode aplicar os fuxicos praticamente em qualquer lugar.

Exemplos de Artesanatos que Você Pode Fazer com o Fuxico: