domingo, 25 de janeiro de 2015


9 Dicas de como realizar suas Promessas de Ano Novo
Uma das coisas mais comuns nessa época de virada de ano é que façamos aquelas velhas e manjadas promessas de como vamos mudar, nos tornar pessoas melhores, iniciar projetos, dietas, academias, estudos e blá, blá, blá.
O problema é que nem sempre as coisas saem como planejado e aí acabamos mais um ano com aquela cara de “não fiz nada do que eu queria fazer e mimimi…”. Cumprir metas pode não ser algo simples, mas é possível, especialmente se você conseguir seguir alguns passos que facilitem seu cumprimento. A seguir, você confere 9 dicas de como realizar suas promessas de Ano Novo.

1 – Escolha algo que você REALMENTE queira realizar

É bastante comum, não só nas promessas de Ano Novo, mas durante a vida, que nos comprometamos afazer coisas que as pessoas acham que devamos fazer. E a dica aqui é bastante simples e direta: viva a sua vida e não a vida dos outros. Faça aquilo que você realmente queira fazer e não o que as pessoas dizem para você fazer.
Se você é gordinho, mas isso não o incomoda e nem chega a ser um problema de saúde, dane-se quem acha que você deva ser o próximo ou a próxima top model da sua rua. Seja você, apenas.
promessas_2015_5

2 – Limite o número de promessas

Regra básica: não prometa aquilo que você provavelmente não conseguirá cumprir e muito menos faça promessas além da quantidade que seja possível cumprir. Prometer a si mesmo um monte de coisas só vai deixá-lo frustrado a medida que o ano passar e você perceber que não está conseguindo realizar nada.
Mantenha os pés no chão e atenha-se às promessa realmente realizáveis.
promessas_2015_7

3 – Seja específico

Em vez de fazer promessas genéricas do tipo “eu preciso me exercitar mais”, mantenha promessas do tipo “eu preciso ir à academia às segundas, quartas e sextas, das 14 às 16 horas”. É muito mais fácilcumprir metas assim, porque elas são como compromissos que você marca numa agenda.
promessas_2015_1

4 – Automatize

Se o seu objetivo é economizar uma graninha para uma viagem, para comprar algo em especial ou qualquer outro motivo, você precisa organizar suas finanças. A automatização é um dos meios que ajudam você a poupar.
Faça agendamentos prévios ordenando que o banco transfira automaticamente na data estipulada determinada quantia da sua conta corrente para sua poupança. Alguns bancos permitem que se faça transferências automáticas na mesma data durante todos os meses, sem a necessidade de agendarmês a mês. Informe-se com seu gerente.
Gears keyboard button
A automatização vai além do mundo financeiro; em regra, automatize tudo o que puder, tornando as coisas mais fáceis para você ou dificultando uma possível “trapaça” no cumprimento dos objetivos.

5 – Faça um planejamento para alcançar determinada meta

Às vezes, a promessa a ser cumprida durante o ano é grande demais ou demandará um esforço acima do normal – mas você sabe que precisa realizá-la de qualquer forma. Tente pensar no objetivo não como algo único, mas como um conjunto de pequenos atos a serem praticados.
system
Planeje-se. Se você quer passar num concurso público, por exemplo, pense da seguinte forma: o que eu devo estudar até o final do dia? E até o final da semana? E até o final do mês? E até o fim do trimestre, do semestre, do ano? Lembre-se: a montanha é escalada a cada passo. São essas pequenas etapas que farão o todo.

6 – Prepare-se para mudar os seus hábitos

Ah, a zona de conforto… Tão deliciosa quanto a sua cama quentinha e macia numa segunda-feira chuvosa. Difícil de sair, né? Mas a zona de conforto é uma das piores armadilhas que se pode imaginar.
Zona de conforto é um conceito do mundo dos negócios que indica uma situação na qual não há mais progresso; dificilmente se conseguirá mudar alguma coisa estando nela, pois tudo está estagnado, na mesma.
promessas_2015_8
Obviamente, toda mudança requer sacrifícios; alguns menores, outros maiores. Se a segunda-feira é um dia ruim para você, encare-a como um “terça”, mas faça o possível para alcançar sua meta.

7 – Escreva as suas promessas e visualize-as

Esse é um pequeno truque mental, mas que funciona. Escreva sempre seus objetivos e coloque-os num local no qual sempre possa visualizar; um simples ato que ajuda a reforçar suas ideias na sua cabeça. Toda vez que você visualiza a meta, seu cérebro é relembrado de que aquilo é importante.
promessas_2015_6
Vale usar post-it no espelho do banheiro, na porta do guarda-roupa; deixar notas dentro de livros ou agendas que se use com frequência; até mesmo mudar o papel de parede do computador (existem programas que servem para deixar notas presas na área de trabalho).

8 – Contar ou não contar para outras pessoas?

Depende de você. Eu, particularmente, não gosto de contar grandes objetivos que eu pretendo alcançar, mesmo a amigos, porque eu sinto que isso adiciona uma pressão desnecessária e que pode acabar se voltando contra mim na forma de ansiedade.
Woman whispers to the girlfriend secrets
Mas, se você acha que fazer com que outras pessoas saibam das suas metas irá servir como uma mola propulsora, vá em frente! Só não saia contando ao mundo, pois, caso você não consiga realizar seu objetivo, isso não será um possível motivo de vergonha. Escolha bem as pessoas a quem contar, aquelas que realmente torcerão por você.

9 – Perdoe-se e não desista!

É normal que se dê algumas esbarradas, que se falhe em certas ocasiões durante o processo de cumprir seu objetivo. Mas isso não é – definitivamente – motivo para desistir, muito menos motivo para esperar até o próximo ano para começar de novo. Recomponha-se e siga em frente! Oportunidades não aparecem, simplesmente, do nada; as melhores oportunidades são aquelas que nós mesmos criamos.
promessas_2015_9