segunda-feira, 9 de março de 2015


Explicado! | A resposta oficial para o vestido
Preto e azul – ou seria branco e dourado?

Um assunto assustador tomou conta do dia de ontem em nossa nação e no mundo inteiro. Dividiu as pessoas em dois grupos, e não estou falando de política!
Acontece que saiu uma foto de um polêmico vestido na internet que causou a discórdia na população – e até aqui no Tudo Interessante. Algumas pessoas enxergam o vestido como preto e azul, outras como dourado e branco. Mas qual a explicação para isso?
Bom, primeiro vamos às teorias:




1 – É uma pegadinha


Sim, eu mesmo tive a prova de que algumas pessoas pensavam se tratar de uma pegadinha. Mostrei a foto para uns que enxergam como preto e azul e, ao falar que via branco e dourado, recebi um “é óbvio que tu tá mentindo”, como resposta. Mas é bem fácil encontrar pessoas de sua confiança que veem cores diferentes e que irão quebrar esse mito para você.

2 – Telas de tipos diferentes

Os computadores e celulares mostram cores diferentes e por isso estamos enxergando dessa maneira? Também não é isso, pois em vários casos, duas ou mais pessoas enxergam cores diferentes na mesma tela. Mito quebrado!

3 –  Vocês estão loucos

As pessoas tiveram a brilhante ideia de utilizar a ferramenta “eye-dropper” do Photoshop para identificar as cores reais e os códigos de cor. Sim, eu fui um dos que tiveram essa ideia e também realizei o teste. O Photoshop identificou como um amarelo queimado em alguns pontos e marrom na maioria; a outra cor? Azul! Como você pode ver na imagem abaixo:
cor-vestido-louco

Mas  então o vestido é marrom e azul? Não. Estamos falando de uma foto do vestido e queremos saber porque olhamos cores diferentes.

4 – Tá, mas quais as explicações mais cientificamente corretas?

O seu cérebro pode estar compensando por sombra
Alguns cérebros interpretam que foto foi tirada na sombra e outros não. No diagrama abaixo, você vê o que está dentro do retângulo sombreado e seu cérebro infere que o vestido parece com o que está na parte externa:
cor do vestido
Esse tipo de ilusão se parece muito com a do xadrez abaixo. Onde – incrivelmente – os quadrados onde estão as letras “A” e “B” são da mesma cor, mesmo você não percebendo isso.
xadrez
Em outras palavras…
Segundo o neurologista Leandro Teles, a explicação é a seguinte: a cor depende de como o seu cérebro a interpreta, e ele utiliza muitos parâmetros de comparação, como genéticagosto pessoal,iluminaçãomemórias.
Mas por que isso não acontece com frequência e em vários tipos de roupas? Justamente pelascaracterísticas únicas do objeto (ângulo, iluminação, distância, fundo), da foto em questão. Uma foto rara que, por capricho, acabou sendo uma ilusão de ótica como a do xadrez acima.
A propósito, esse é o vestido:
vestido-real
Branco e dourado!!!