segunda-feira, 1 de junho de 2015


Veja um um buraco negro atirando
Um pedaço de matéria em outro

Imagem: NASA/io9
Há mais de 20 anos, temos usado o Telescópio Espacial Hubble para assistir a um jato de material que sai da galáxia NGC 3862. Mas foi só recentemente, depois de juntar uma série de imagens, que vimos o que realmente está acontecendo (gif acima).

buraco negro no centro da galáxia NGC 3862 tem atirado jatos enormes de plasma por muito tempo. As ejeções formam pacotes pequenos, como balas incandescentes. Nas últimas duas décadas, o buraco negro ejetou uma “bala” tão rápido que ela bateu na parte de trás da pelota de plasma anterior, fazendo-as brilhar. Confira esse projétil luminoso no vídeo abaixo:



Apesar de o telescópio Hubble estar tirando fotos da galáxia por duas décadas, percebemos isso apenas recentemente. Ainda que precisas, as imagens eram estáticas. Foi somente quando um pesquisador do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, que queria estudar o movimento do objeto, resolveu olhar para as fotos em sequência que a colisão se tornou aparente. O vídeo acima é uma montagem transformada em um “filme” para tornar o movimento mais evidente.
Imagem: NASA/io9
Os cientistas não sabem exatamente por que o material lançado por último se moveu mais rápido do que o anterior, mas acreditam que pode ser porque o primeiro jato de plasma limpa um caminho em meio ao material espacial, reduzindo a resistência sentida por feixes posteriores.