terça-feira, 9 de junho de 2015


Video Clipes: alguns dos mais Criativos e bem feitos do rock
Nos anos dourados da extinta MTV Brasil, já estávamos acostumados a passar um tempinho na frente da telinha aguardando o nosso video clipe favorito, ou apreciando uma boa seleção de muitos outros. Em um tempo em que o Youtube ainda era distante, a televisão era o único meio óbvio que tínhamos. As bandas caprichavam, pois o produto principal era a TV. Nesta época, pudemos assistir a vários clipes que mais pareciam pequenos curtas, de tão cinematográficos que ficavam. Algumas bandas elaboravam verdadeiras produções ao gravarem um único video clipe. Relembrando esta fase nostálgica, separei alguns dos mais bem feitos e criativos video clipes que alegravam nossas tardes em frente à TV.
FOO FIGHTERS - "My Hero":
Voltando para os anos 90, lá pela década de 1995, mais precisamente, o Foo Fighters lançava o seu single "My Hero", que faz parte do disco "The Colour and the Shape". O vídeo da música foi dirigido pelo próprio Dave Grohl. Mostra um homem correndo em um prédio em chamas para resgatar o bebê de uma mulher, o cachorro de outra mulher, e, finalmente, um quadro com a foto da primeira mulher. Os olhos do bebê e do cão são censurados para provar que são seres indefesos. A câmera segue o homem ao longo do vídeo, com o rosto nunca mostrado. O video possui um formato contínuo em "long take", apesar de cortes de transição serem disfarçados pela fumaça. Durante as imagens no interior do edifício, a banda é vista tocando a música, aparentemente despreocupada com o caos ao seu redor. É o único video do Foo Fighters que ainda conta com o guitarrista Franz Stahl, que foi substituído por Pat Smear.


CREED - "My Sacrifice":
Um video clipe bem feito e bem produzido foi o da música "My Sacrifice" do Creed. O vídeo, dirigido por Dave Meyers, foi o primeiro vídeo que a banda teve total controle criativo. Partes do clipe foram filmados na saída 48 da Interstate 4 para a County Road 557 em Polk County, Florida. O resto do vídeo foi filmado no parque temático da Universal Studios da Florida. A rua ao estilo nova-iorquino se trata da antiga Kongfrontation que foi preenchida com água para o vídeo. A produção do vídeo foi destaque em um episódio da Making the Video da MTV.


AEROSMITH - "Jaded":
O vídeo de "Jaded" mostra o Aerosmith tocando no saguão do Teatro Los Angeles, e cenas aleatórias da garota "Jaded" (a atriz Mila Kunis - Cisne Negro). A canção conta a história de uma menina que perdeu a capacidade de sentir, como também o contato com a realidade.
O Teatro Los Angeles de 1931 é um Movie Palace em Downtown, Los Angeles e tem um design extravagante, ao estilo francês. O vídeo mostra lugares do teatro como o salão de bailes, o Landing no caminho para o salão, o auditório e o corredor Mezzanine. A cena no corredor se utiliza de um espelho e efeitos especiais, que multiplicam as portas e fazendo parecer um corredor interminável. O guitarrista Joe Perry sempre dá um jeito de aparecer, seja em uma lareira incandescente ou voando com asas futuristas ou em forma de centauro, como em outros clipes da banda.


OASIS - "Stand By Me":
Uma jogada de mestre foi este clipe do Oasis inspirado em uma famosa série de anúncios para o jornal The Guardian. "Stand By Me" foi filmado em setembro de 1997, e passa uma mensagem baseada no anúncio do jornal, onde pessoas que parecem estar envolvidas em crimes ou atos anti-sociais, na verdade mostram que estão realmente ajudando alguém. Por exemplo, um skinhead corre ao encontro de um homem de negócios; parece que ele está tentando agredi-lo. Um homem também parece estar tentando arrombar um carro. Mas no final o sujeito está na verdade tentando avisá-lo de que alguém está forçando a maçaneta do carro enquanto o "ladrão" está na verdade ajudando o empresário a abrir a porta do carro. Da mesma forma, no clipe, uma loja parece estar sendo assaltada onde sua janela é estilhaçada e as pessoas estão 'furtando' eletrodomésticos, mas que na verdade uma vítima de um acidente de moto foi arremessada sobre a janela e está soterrada sobre as TV´s e as pessoas estão retirando os produtos de cima dela. O vídeo clipe cheio de duplo sentido foi filmado em Feltham, oeste de Londres.


METALLICA - "I Disappear":
O vídeo clipe para a música "I Disappear", foi dirigido por Wayne Isham, onde mostra os membros do Metallica em cenas que fazem referência a outros filmes. Kirk Hammett está em um deserto sendo perseguido por um avião em uma referência a "North by Northwest" (Intriga Internacional). Jason Newsted está em uma mansão lutando contra centenas de pessoas que caminham por ele, semelhante ao que vemos por aqui no Brasil. James Hetfield está dirigindo um carro descendo uma ladeira em San Francisco, em uma seqüência de perseguição semelhante a "Bullitt". Lars Ulrich pula de um prédio explodindo, similar ao filme "Duro de Matar". Entre essas cenas, a banda toca no topo de uma coluna de rochas em Monument Valley, Utah. No meio disso tudo, cenas com Tom Cruise escalando a rocha, retiradas do filme "Missão: Impossível 2", são intercaladas. O carro dirigido por Hetfield no vídeo é um Chevrolet Camaro 1968. Após a conclusão do vídeo, o carro foi dado a Hetfield de presente. Mais tarde, ele doou o carro para o Hard Rock Cafe.


RED HOT CHILI PEPPERS - "Otherside":
O videoclipe de "Otherside" foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris. O video em preto e branco/monocromia semelhante ao estilo gótico de "O gabinete do doutor Caligari" de Robert Wiene, foi todo influênciado pelo expressionismo alemão. Elementos do cubismo e trabalho do artista gráfico M.C. Escher também são vistos no vídeo. Os membros da banda aparecem em meio a história surreal mostrada no clipe. Destaque para os objetos inusitados que os músicos usam como instrumentos. Anthony Kiedis tem uma performance mais obscura comparada as suas atuações energéticas em outros video clipes.


R.E.M - "Imitation of Life":
Um clipe que descreve uma cena elaborada em uma festa na piscina, foi filmado em Los Angeles por Garth Jennings. Michael Stipe, em entrevista à MTV do Reino Unido em 2001, explicou como o vídeo foi feito. "Todo o vídeo levou 20 segundos para ser filmado. O que você está vendo é um loop que vai para a frente por 20 segundos, e retrocede por 20 segundos, indo e voltando, com uma câmera, estática, e em seguida, usando um técnica chamada 'pan and scan', que é uma técnica utilizada em formato widescreen e reformatam para ajustar a sua televisão, movendo certas partes da imagem inteira. E você vai ver que o que fizemos foi colocar várias pessoas dentro do quadro". Durante o vídeo, Stipe não canta a música inteira, exceto por um breve segundo; No entanto, várias pessoas cantam trechos da música.


Logicamente faltaram um porrada de videos bons que poderiam entrar nesta lista. Sinta-se à vontade para citá-los nos comentários.