sábado, 5 de setembro de 2015

CONHEÇA OS 7 ALIMENTOS QUE ESTÃO MANCHANDO SEUS DENTES
Escovar sempre (e bem) os dentes é fundamental para manter seu sorriso branco total radiante.
E você sabe que café e vinho amarelam os dentes, mas nem imagina que vários alimentos aparentemente inocentes, como o açaí e a beterraba, também têm pigmentos que contribuem para o escurecimento.
Entre esses pigmentos estão as antocianinas, responsáveis pela cor arroxeada de frutas e legumes.
“O escurecimento dos dentes pode ser causado por canal, necrose e uso contínuo de antibióticos, mas os alimentos são os principais causadores do problema”, diz o dentista Paulo Zahr, presidente da rede de clínicas Odontocompany.
Segundo Zahr, não é preciso ser radical e excluir esses alimentos do cardápio: basta tomar alguns cuidados ao consumi-los.
Escovar os dentes após as refeições é básico, pois além dos alimentos pigmentados, há outros que são ácidos, como frutas cítricas e vinho, e atacam o esmalte dos dentes, deixando-o poroso e mais vulnerável ao tingimento pelos corantes.
“Quando não dá para escovar, o ideal é bochechar com água logo ao sair da mesa” sugere o dentista.
Confira a lista dos alimentos inimigos da brancura do seu sorriso, segundo Paulo Zahr:
1# CAFÉ – O principal vilão do escurecimento dos dentes, porque pode manchar os dentes na hora. Para evitar, é preciso diminuir o número de cafezinhos consumidos ao longo do dia.
2# REFRIGERANTE – Além de coloridos artificialmente, também são ácidos e atacam o esmalte e a dentina. Osmais daninhos são os de limão e cola.
3# BETERRABA – Um dos legumes que têm que estar na dieta de todo mundo, por outro lado contém muito pigmento roxo. A recomendação é bochechar logo depois de comer.
4# AÇAÍ – Outra fonte de antocianinas, o mais do que saudável açaí também pode manchar os dentes. O ideal é evitar o consumo em excesso.
5# AMORA, CEREJA E UVA – Apesar de pequenas, as frutas possuem intensa pigmentação, que podem produzir uma coloração indesejável aos dentes.
6# CHÁ – Nos tipos mais escuros, as substâncias que dão coloração à bebida escureceM os dentes.
7# VINHO TINTO – Além de ter preservados os pigmentos que dão cor à uva, como tanino e cromogênio, a bebida é ácida e pode contribuir para a desmineralização do esmalte.
Para quem já está com o sorriso ameaçado pelas machas, o dentista sugere o clareamento dental, um dos tratamentos estéticos mais procurados nas clínicas.
Existem dois tipos de clareamentos, o caseiro e o feito em consultório.
No doméstico, o paciente recebe uma moldeira que deve ser aplicada nos dentes com o agente químico responsável pelo branqueamento progressivo (são necessárias visitas periódicas ao dentista para que ele acompanhe todo o tratamento).
Já o clareamento de consultório é feito em apenas uma sessão. Primeiro, o dentista aplica nos dentes um agente químico clareador mais potente e, em seguida, uma fonte de energia ativadora que intensifica a ação do clareador.
Consulte o seu odontologista para saber qual o método mais eficaz para o seu caso.
* * *