sábado, 24 de outubro de 2015

3 robôs que podem matar humanos
As máquinas inteligentes têm tomado conta do cenário tecnológico mundial, a cada dia uma nova invenção é criada e apresentada para o mundo. Enquanto uns acham que isso nada mais é que a evolução batendo a nossa porta, algumas pessoas ficam preocupada com o rumo que essas novas criações podem tomar. Afinal, máquinas não tem sentimentos.
Todos conhecemos aquelas cenas apocalípticas em que as máquinas começam a andar pelas ruas armadas, intimidando e matando as pessoas. Os filmes de ficção científica são mestres em representar essas cenas. Porém, a partir disso, gera-se uma preocupação, pois, se um robô pode aprender qualquer coisa, ele também pode aprender a fazer mal para as pessoas, e até mesmo, matar.
Daí começam as dúvidas, será que os cientistas estão criando “exterminadores do futuro”, sem saber, ou essas ideias são apenas teorias conspiratórias baseadas em filmes de ficção científica?

3 – Taranis

taranis-2_2450128b
Taranis é um avião robô produzido no Reino Unido que consegue voar sem um comandante em busca de possíveis inimigos e não precisa necessariamente de autorização para atirar. Ele é capaz de voar milhares e milhares de quilômetros sem nenhum tipo de comando humano, e está sempre preparado para combate. No entanto, estudiosos temem um ataque hacker sob a frota de aviões. Isso dizimaria boa parte da região em que os robôs estivessem, além de atacar até mesmo os próprios oficiais.

2 – Automóveis sem condutor

ROBOCAR-superJumbo
As empresas de tecnologia tem apostado nos carros automáticos cada vez mais, em consequência disso, os mesmos tem dominado as ruas, principalmente, da Califórnia, onde o investimento nesses carros é maior que em qualquer outra parte das Américas. A preocupação maior é com a segurança, pois a maioria destes carros são criados para evitar acidentes e proteger as pessoas, porém, o carro não tem discernimento para tomar decisões, logo, entre arremessar o passageiro de um penhasco ou atropelar uma criança para garantir sua segurança, o que seria mais provável à acontecer? Além do mais, é difícil acreditar que um carro possa enfrentar o trânsito sem chocar com nada. Ou seja, de qualquer forma, não seria uma experiência boa deixar que carros saiam se auto-dirigindo por aí.

1 – Robôs autônomos letais

CORRECTION: NAME Engineer Kogoro Kurata ...CORRECTION: NAME Engineer Kogoro Kurata (C) walks in front of Japanese electronics company Suidobashi Heavy Industry's newly unveiled robot "Kuratas" at the Wonder Festival in Chiba, suburban Tokyo on July 29, 2012. The Kuratas robot, which will go on sale with a price tag of one million USD ,measures four meters in height, weighs four tons and has four wheeled legs that can either be controlled remotely through the 3G network or by a human seated within the cockpit.  AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNOYOSHIKAZU TSUNO/AFP/GettyImages
É (ou pelo menos devia ser) uma tarefa extremamente minuciosa decidir quando e onde disparar uma bomba, principalmente para minimizar perdas civis. Porém, já existe uma equipe desenvolvendo um projeto de robôs autônomos letais (Lethal Autonomous Robots), que são capazes de disparar tiros mais certeiros e precisos do que os humanos. Entretanto, o risco que corremos caso esses robôs sofram algum ataque hacker ou simplesmente “travem”, é enorme.