sábado, 24 de outubro de 2015

Adele troca melancolia por poder e 
Superação em nova fase com Hello”

Hello? It’s me“. Finalmente temos Adele de volta, e como não poderíamos esperar outra coisa, tudo está milimetricamente espetacular, graças ao perfeccionismo e talento da cantora que sempre surpreende de forma positiva. Seu novo clipe, o primeiro do recém anunciado disco 25, acaba de ser lançado, e compreende a faixa Hello; só que é tanta coisa para dizer que fica difícil organizar as ideias depois de ver e ouvir tudo o que nos é apresentado nos seis minutos da produção.
Vamos parar de enrolação e ir logo ao que interessa. Assista ao clipe abaixo:


A saber, o mais importante: Adele voltou mesmo. Para quem não acompanha muito a fundo a carreira da britânica, bastam alguns apontamentos: Adele é tímida. Adele não é de expor sua vida. Adele sofreu com problemas sérios em suas cordas vocais no final das turnês de 21. Adele engravidou. Adele cuidou de seu filho nos primeiros anos de sua vida. Adele ganhou um Oscar. Tudo isso ficando praticamente escondida da grande mídia e de todos nós.
E vem aqui o principal triunfo da cantora, que viu seu estrondoso sucesso dominar o mundo inteiro a partir de 2011. O que acontece quando você está no alto e de repente some? Todo mundo fica querendo saber mais e mais novidades. E aí foram passando os anos, nada de Adele aparecer, nada de informações, nada de trabalho ou música nova.
Aos poucos, neste ano, as informações sobre um novo trabalho foram chegando e o mundo, que sempre correu atrás de notícias da cantora, estava de volta curioso para ter as boas novas. Ainda discreta, ela foi entregando ao público, a conta-gotas, tudo o que preparou neste quase hiato de quatro anos.

“Hello. It’s me”

Primeiro, as confirmações com um comercial de 30 segundos mostrando um trecho de Hello. Depois, um texto emocionado em seu site e redes sociais, onde ela explicava o motivo da demora e o que a levou a se inspirar para 25. Ontem, os nomes das músicas do disco. No fim da noite, os primeiros trechos do clipe vazaram.
Essa estratégia de (se) entregar aos poucos aumenta ainda mais a expectativa, e a procura pela artista. Só nesta pequena leva de informações dos últimos dias, o disco 21 já chegou ao topo da iTunes Store mundial, de novo. Vale notar que todas as novidades ainda mantinham um certo mistério sobre o novo visual da cantora. E que visual!

A nova Adele

O clipe de Hello começa misterioso, sem mostrar Adele diretamente, para aumentar ainda mais a expectativa em torno da volta da cantora, que emagreceu muito e se tornou uma mulher mais poderosa e maravilhosa. Talvez isso tenha sido fruto das mudanças na vida de Adele agora mãe, talvez tenha sido o tempo em casa…
Fato é que o primeiro take direto da cantora vem com mais de um minuto de clipe, e a traz respirando fundo, de olhos fechados, com uma expressão saudosista. A sensação é que ela pensa: “Ufa, os dias de sofrimento passaram, agora estou de volta, sem nenhum motivo para sofrer“.
Tal sensação vai de encontro à bela carta escrita por ela para todos os fãs, quando Adele explicou o motivo do seu sumiço e as inspirações para o novo disco. No texto, Adele diz:
“Meu último álbum foi sobre rompimento e se eu tivesse que rotular este novo disco, eu o consideraria sobre reatar relacionamentos. Estou fazendo as pazes comigo mesma. Compensando pelo tempo perdido. Compensando por tudo que eu fiz ou pelo que nunca fiz.”

A mudança radical

Hello também fala um pouco sobre isso que a cantora escreveu, além de destacar a saudade, um sentimento comum àqueles que terminam algum relacionamento. A faixa explora a saudade não só de um grande amor, como de amigos também; afinal, esse talvez seja o maior sentimento do mundo depois, justamente, do amor.
Adele sumiu na escuridão de momentos melancólicos, e agora ressurge como Fênix após se encontrar, se reencontrar. Mais segura de si, mais feminina, mais dona do seu próprio mundo. Há quatro anos, era praticamente impossível imaginar Adele assim. Agora, pudemos ver que toda esta segurança caiu como uma luva para a cantora.
As mudanças foram muitas. Algumas sutis, outras mais escancaradas; e poderemos saber tudo isso, tudo o que Adele preparou para o seu retorno, no dia 20 de novembro, quando 25 finalmente chegar nas lojas. Bem vinda de volta, Adele! Que saudades estávamos de você!